2 de junho de 2014

Evolução histórica da interface Homem-máquina

    Com o passar do tempo podemos presenciar a evolução histórica da interface Homem-Máquina em vários domínios. Desta evolução salientamos os seguintes exemplos:

            1958

    A empresa Philco implementou um protótipo de um capacete com monitores e sensores de deteção de movimentos ligado a um par de câmaras remotas, que acabou por ser desenvolvido por Comeau e Bryan. Deram a este equipamento o nome de Head-Mounted Display.

Figura 1 - Head-Mounted Display
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOyU6maXtoZseZucNDpS9wzAtRym3oJ8oJGkJ6YuTW56nhXWdKohcLiDsO62eKOMBF8Gf9Tk_eDA5us2GPxTvkWMdHDYi79gUO9GnoYMEq_LtZiK-vLqnJAffGGQ5ztcDzG-TKLPSVCEM/s1600/hmd.jpg


              1962

    Morton Heilig criou um simulador com o nome de Sensorama. Este objeto admitia que o individuo vivesse de forma artificial. Para que tal acontecesse foi utilizada a formação de imagens 3D, som stereo, vibrações e sensações do vento e aromas.

Figura 2 - Sensorama

http://www.mortonheilig.com/sensorama-1.jpg

              1968

    Ivan Sutherland, conhecido como o precursor da realidade virtual, desenvolveu o primeiro sistema Head-Mountead Three Dimensional Display, capacete 3D.

Figura 3 - Head-Mountead Three Dimensional Display
http://www.zakros.com/ucb/histS99/Notes/Class6/SutherlandHMD2.jpeg



             1969

    Videoplace, concebido por Myron Krueguer, captura imagens de pessoas que participavam numa experiência e projetava-as em 2D, de modo a que, tanto as pessoas como os objetos pudessem interagir entre si.
Figura 4 - Videoplace

http://thedigitalage.pbworks.com/f/1259016777/pose_videoplace.jpg

             1986

    NASA concebeu um ambiente virtual que permitiu aos utilizadores anunciar comandos por voz e manipular objetos com o movimento das mãos e ouvir voz sintetizada com som 3D (provoca sensações parecidas às ouvidas no mundo real).



Figura 5 - Ambiente virtual
http://gazetaweb2.globo.com/noticia.php?c=358061&e=11



              1987


          A primeira empresa a comercializar produtos de ralidade virtual foi a VPL Research. Foram produzidos equipamentos como a luva de dados – dataglove – e o capacete de visualização – head mounted display.



Figura 6 - Dataglove
http://www.chilton-computing.org.uk/inf/literature/newsletters/ecn21-40/p034.htm

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