Com o passar do tempo podemos presenciar a evolução
histórica da interface Homem-Máquina em vários domínios. Desta evolução
salientamos os seguintes exemplos:
1958
A empresa Philco implementou um protótipo
de um capacete com monitores e sensores de deteção de movimentos ligado a um
par de câmaras remotas, que acabou por ser desenvolvido por Comeau e Bryan. Deram
a este equipamento o nome de Head-Mounted Display.
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Figura 1 - Head-Mounted Display |
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOyU6maXtoZseZucNDpS9wzAtRym3oJ8oJGkJ6YuTW56nhXWdKohcLiDsO62eKOMBF8Gf9Tk_eDA5us2GPxTvkWMdHDYi79gUO9GnoYMEq_LtZiK-vLqnJAffGGQ5ztcDzG-TKLPSVCEM/s1600/hmd.jpg
1962
Morton Heilig criou um simulador com o nome de
Sensorama. Este objeto admitia que o individuo vivesse de forma artificial. Para
que tal acontecesse foi utilizada a formação de imagens 3D, som stereo,
vibrações e sensações do vento e aromas.
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Figura 2 - Sensorama http://www.mortonheilig.com/sensorama-1.jpg |
1968
Ivan Sutherland, conhecido como o precursor
da realidade virtual, desenvolveu o primeiro sistema Head-Mountead Three
Dimensional Display, capacete 3D.
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Figura 3 - Head-Mountead Three Dimensional Display |
http://www.zakros.com/ucb/histS99/Notes/Class6/SutherlandHMD2.jpeg
1969
Videoplace, concebido por Myron Krueguer,
captura imagens de pessoas que participavam numa experiência e projetava-as em
2D, de modo a que, tanto as pessoas como os objetos pudessem interagir entre
si.
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Figura 4 - Videoplace http://thedigitalage.pbworks.com/f/1259016777/pose_videoplace.jpg |
1986
NASA concebeu um ambiente virtual que
permitiu aos utilizadores anunciar comandos por voz e manipular objetos com o
movimento das mãos e ouvir voz sintetizada com som 3D (provoca sensações
parecidas às ouvidas no mundo real).
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Figura 5 - Ambiente virtual |
http://gazetaweb2.globo.com/noticia.php?c=358061&e=11
1987
A primeira empresa a comercializar produtos
de ralidade virtual foi a VPL Research. Foram produzidos equipamentos como a
luva de dados – dataglove – e o capacete de visualização – head mounted
display.
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Figura 6 - Dataglove |
http://www.chilton-computing.org.uk/inf/literature/newsletters/ecn21-40/p034.htm
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